Aumentar a taxa de conversão no Magento

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Minha loja está perfeita, tudo funciona corretamente. Mas os usuários visitam a loja e não concretizam a compra. O que estou fazendo de errado?

Quantas vezes você já se fez essa pergunta? Acredito que muitas. Só há duas explicações para você nunca ter se feito esse questionamento: 1 – você ainda não tem uma loja virtual; 2 – você se acomodou com os resultados de sua loja.

Pois bem, se você ainda não tem uma loja virtual esse artigo não é pra você, mas conheça nossos planos e adquira agora mesmo a sua primeira loja virtual.

Agora, se você chegou até aqui significa que você tem uma loja virtual e está sedento de informações sobre como aumentar a taxa de conversão no Magento.

Trabalhamos com e-commerce desde 2006, sendo que desde de 2009 estamos 100% dedicados à Magento. Nesse tempo todo houveram as mais inusitadas necessidades em lojas virtuais. Muitas delas na maioria das vezes eram meros caprichos, nada que realmente aumentasse ou melhorasse os resultados da loja. Abaixo listamos 5 lições para te ajudar a melhorar sua taxa de conversão.

 

Lição 1 – tempo é dinheiro

Acredito que você tenha algum tipo de assessoria técnica em sua loja Magento, certo?! Ainda não tem? Então conheça nossos planos de suporte técnico para lojas Magento.

Não desperdice o tempo do seu suporte com desenvolvimentos que não servirão aos seus clientes. Busque inovar sua loja, mas com recursos que realmente tragam benefícios aos seus clientes, somente dessa forma você irá alavancar as suas vendas e aumentar a sua taxa de conversão.

 

Lição 2 – menos é mais

Tente manter o foco do seu cliente ao que realmente interessa em sua loja: os seus produtos.

Devido aos novos recursos de design atuais nós encontramos lojas virtuais cada vez mais bonitas e com recursos visuais super “maneiros”. Mas até que ponto um design super avançado pode ajudar a sua loja?

Vamos analisar um recurso que muitas lojas estão usando e que parece super legal inicialmente, mas que ao analisar do ponto de vista do usuário se torna algo chato pra caramba. Eu estou falando do conhecido Ajax Cart, ou, inclusão de produtos no carrinho sem redirecionamento ou refresh de página.

Esse parece ser um recurso super atrativo, pois promete acelerar o processo de compra do usuário na loja. O problema é que a grande maioria dos compradores virtuais brasileiros são leigos e muitas vezes ficam perdidos com esse recurso.

É óbvio que cada caso é um caso, por isso eu recomendo que você analise bem o seu público alvo antes de apenas incluir um novo recurso em sua loja porque esse recurso está na loja do seu concorrente. Muitas vezes isso pode estar contribuindo para a diminuição da sua taxa de conversão.

 

Lição 3 – Exagere nas formas de pagamento

Procure tornar a vida do seu cliente/usuário mais fácil oferecendo mais opções de forma de pagamento. Um bom recurso pra facilitar o pagamento de suas compras seria módulos que ofereçam múltiplos pagamentos, como por exemplo a possibilidade de pagar as compras com dois cartões de crédito. Isso é extremamente possível em sua loja Magento e nós temos uma solução que pode te ajudar nisso, conheça nosso módulo AV5 Cielo 2 Cartões.

Outras boas opções são os intermediadores de pagamento que apesar de ficarem com uma boa fatia da sua venda por conta das taxas administrativas, oferecem segurança tanto para você (vendedor) quanto para o seu cliente.

E por falar em segurança, caso opte por um módulo de pagamento por cartão com comunicação direta com a operadora de crédito, então você deve contratar algum serviço de análise anti-fraude.

 

Lição 4 – Simplifique o checkout

Hoje você encontra várias opções de módulos para finalização de compra em uma única página. Esses módulos tornam a vida do usuário muito mais fácil pois tudo o que ele precisa informar para fechar a compra aparece disponível na tela de checkout.

Mas muito cuidado. Esse tipo de módulo normalmente transfere o processo de cadastro também para o checkout, e nesse ponto se você utiliza a community edition do Magento então você pode ficar as escuras para monitorar o abandono de carrinho.

Através de uma modificação nos módulos de checkout é possível forçar o cadastro do usuário na loja antes que ele vá ao checkout. Isso pode ajudar muito para o controle e tratamento de carrinhos abandonados. É possível que sua loja envie emails automáticos para usuários que se cadastraram em sua loja, possuem produtos no carrinho de compras mas ainda não fecharam a compra. Enfim, as possibilidades são infinitas nesse caso.

 

Lição 5 – E-mail, e-mail e mais e-mail

O Magento oferece de forma nativa vários momentos para comunicação com seu cliente através de e-mails transacionais. Maaasss, a grande maioria dos lojistas não se dá ao trabalho de customizar esses e-mails, utilizando apenas o padrão oferecido pela plataforma e traduzido pelas traduções disponíveis.

Só que um e-mail transacional bem elaborado pode significar ao usuário que você se preocupa com ele.

Além da customização dos textos dos e-mails transacionais, você pode utilizar o costume de enviar cupons de desconto ao seus clientes. Isso mesmo! Você pode por exemplo dar um desconto a quem se cadastra na sua lista de newsletter, e colocar o código de cupom no email de confirmação da assinatura.

Outra ponto muito legal de se explorar é o envio de e-mails periódicos para lembrete de pagamento com métodos offline: boleto e depósito. Nós temos uma solução muito eficiente para essa necessidade, conheça agora mesmo: AV5 Aviso Pagamento.

 

Conclusão

Ao longo desse texto (imenso rs) você pôde ter um vislumbre de algumas atitudes que podem aumentar a taxa de conversão de sua loja Magento. Caso precise de mais dicas como essas ou necessite de uma consultoria mais próxima para aumento da taxa de conversão de sua loja, então entre em contato conosco.

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